Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Basquete - NBB 2012

Na noite do milésimo jogo do NBB, todas as atenções estavam voltadas para o duelo entre Flamengo e Brasília. Arquirrivais e únicos campeões do torneio, os times se enfrentaram em um clássico marcado por ânimos acirrados e avalanche de expulsões. Mas os confrontos que antecederam o grande clímax da sétima rodada do NBB também foram pautados pela alta dose de rivalidade. A sétima rodada da competição viu o Paulistano fazendo mais uma vítima, e o São José caindo diante do Palmeiras após a conquista do título estadual. O herói da noite foi Paulinho, do Pinheiros, que brilhou na vitória sobre o Vila Velha com 40 pontos. Confira abaixo os destaques individuais da rodada e, na sequência, o resumo dos jogos.
info Pacotão NBB -  rodada 7 (Foto: arte esporte)
 
A MIL POR HORA - A grande atração da noite começou com homenagens antes do jogo, mas qualquer resquício de cordialidade desapareceu após uma partida dominada pela rivalidade acirradíssima entre as duas grandes forças do basquete brasileiro. No duelo de número 1000 do NBB, Flamengo e Brasília transformaram o ginásio do Tijuca Tênis Clube em uma verdadeira arena de combate. Com direito a uma sequência de expulsões na reta final, o maior clássico das cinco edições da competição teve vitória do time Rubro-negro por 102 a 88 - placar que determinou a segunda derrota dos tricampeões em três partidas. O desfecho foi marcado pela série de faltas anti-desportivas no início do último período, que culminou na expulsão do técnico do Brasília, José Carlos Vidal. Nezinho e Alex reclamaram da arbitragem e tiveram o mesmo destino. Sem os dois jogadores, o clube da capital federal não encontrou forças para reagir e deixou o Fla sentir o gostinho de triunfar no confronto mais simbólico da temporada.

CALOURO EMPOLGADO – Recém-criado, o Basquete Cearense deslanchou na competição e alcançou sua terceira vitória consecutiva no NBB - a primeira fora de casa. Abalado por duas derrotas fora de casa nas primeiras rodadas, a equipe de Fortaleza mostrou que está viva na disputa e conseguiu barrar os principais nomes do clube carioca. Os visitantes apostaram na dupla Drudi e André e no americano Robinson, cestinha com 17 pontos, para abrir uma vantagem para lá de confortável no marcador e consolidar o triunfo. Para piorar a situação do Tijuca, o armador Fred torceu o tornozelo direito e deixou a quadra carregado pelos companheiros.
Paulinho, Pinheiros e Vila Velha, NBB (Foto: João Pires / Divulgação) 
Paulinho brilhou na rodada desta quinta-feira no
NBB (Foto: João Pires / Divulgação)
 
HERÓI SOLITÁRIO – Em São Paulo, o Pinheiros contou com a atuação de gala de Paulinho para vencer o Vila Velha pelo apertado placar de 92 a 90. O armador marcou nada menos que 40 pontos e deu 10 assistências para o time paulista, que conseguiu diminuir a frustração por ter sido derrotado pelo São José na final do campeonato estadual, na quarta-feira. Apesar das boas atuações do ala-pivô Shamell, com 14 pontos, e do pivô Araujo, com oito rebotes, Paulinho se transformou na arma fundamental para que os donos da casa sustentassem a tênue vantagem no marcador. Após vitória capixaba no primeiro quarto, o armador puxou a reação dos companheiros e valeu por quase um time inteiro no ginásio Henrique Villaboim.
 
CRONÔMETRO APRESSADO – O embate entre Liga Sorocabana e Bauru foi responsável pelo momento mais embaraçoso da rodada. A menos de três minutos para o fim do segundo quarto, o time de Sorocaba liderava a partida por apenas um ponto e um erro da mesária responsável pelo cronômetro acelerou o jogo em cerca de 30 segundos. Ela esqueceu de parar o marcador durante um pedido de tempo técnico e só foi notar quando uma torcedora a alertou sobre a situação. A Liga Sorocabana recuperou o tempo perdido, mas o Bauru manteve a freguesia sobre o rival e interrompeu uma série de três derrotas consecutivas, batendo os adversários por 90 a 76.
 
VAI E VEM NO MARCADOR – O ginásio Paulo Portela, em Suzano, foi palco para um clássico paulista marcado pela indefinição até o último segundo. O time da casa e a equipe de Mogi das Cruzes se revezaram no marcador durante os quatro quartos do jogo, e nenhum dos clubes chegou a abrir larga vantagem no placar. Os visitantes perderam por diferença de um ponto, mas o destaque da partida ficou por conta do pivô do Mogi, Bábby, que mais uma vez anotou um duplo duplo, de pontos e rebotes. O armador Paulo Nery, do Suzano, foi o cestinha, com 17 pontos, e contribuiu para o apertado 78 a 77 que deixou o confronto com ares de filme de suspense.
São José Basquete NBB Palmeiras Álvaro Calvo Antwaine Wiggs (Foto: Fábio Menotti/Divulgação S.E.Palmeiras) 
O Palmeiras aproveitou a ressaca do São José
(Foto: Fábio Menotti/Divulgação S.E.Palmeiras)
 
RESSACA DA COMEMORAÇÃO – O São José ainda comemorava o título paulista conquistado na noite anterior e chegou ao ginásio Palestra Itália com moral para emendar a comemoração com mais uma vitória no NBB. O anfitrião Palmeiras até prestou uma homenagem ao campeão pelo título estadual, com uma placa que foi entregue ao diretor de basquete José Geraldo e ao técnico Régis Marrelli, ambos ex-jogadores do Palmeiras. Mas nem mesmo a reverência do adversário foi suficiente para corrigir o desempenho apático do time joseense. Dominado pelo clima de ressaca, o São José viu o Palmeiras disparar no marcador e não conseguiu acompanhar o ritmo embalado do Verdão, que fez 75 a 66 e chegou à segunda vitória no torneio.

REVIRAVOLTA INESPERADA – Em Santa Catarina, o Joinville chegou ao ginásio Whirlpool disposto a manter a invencibilidade dentro de casa. Contra o Franca, o time do armador Thyago Aleo começou o confronto embalado e pressionou os visitantes para fechar o primeiro quarto na frente. Mas a estratégia da equipe catarinense desandou nas parciais seguintes e a parceria entre o armador Figueroa e o ala Jhonatan compensou o início apático do time paulista. Com 23 pontos da dupla, o Franca se recuperou a tempo de bater os anfitriões por 59 a 50 e chegou à quinta vitória na temporada.
 
REAÇÃO NECESSÁRIA – A reviravolta no placar também deu a tônica do encontro entre Limeira e Uberlândia. O time paulista saiu na frente, mostrou jogo agressivo no primeiro quarto e chegou a passar a imagem de adversário difícil. Mas a empolgação se limitou aos dez primeiros minutos e a torcida do ginásio Vô Lucato precisou se contentar com uma atuação apenas regular dos donos da casa. Após o “apagão” dos paulistas, os mineiros aproveitaram para deslanchar no marcador e confirmar a boa fase na competição. Com 87 a 77, o time mineiro, que tem um jogo ainda a cumprir, garantiu a quinta vitória em seis partidas e assumiu a terceira posição da tabela de classificação, aproveitando a derrota de Minas para o líder Paulistano.

O INTOCÁVEL – Líder absoluto do torneio, o Paulistano incluiu o Minas em sua cada vez mais extensa lista de “vítimas”. Em São Paulo, os mineiros precisaram engolir a derrota por 92 a 78 e caíram diante do clube paulista, que ainda sustenta 100% de aproveitamento na competição. O Minas teve o cestinha da partida, Betinho, com 18 pontos, mas o time da casa contou com Elinho, que anotou 17 pontos, e Renato, com nove rebotes, para dominar do início ao fim. O Minas só chegou a encostar no placar na terceira parcial, mas não resistiu ao jogo mais sólido dos paulistas, que ainda não conheceram a sensação de perder nesta quinta edição do NBB.

Confira os placares da sétima rodada do NBB:
Tijuca 69 x 83 Basquete Cearense
Pinheiros 92 x 90 Vila Velha
Liga Sorocabana 76 x 90 Bauru
Suzano 78 x 77 Mogi das Cruzes
Palmeiras 75 x 66 São José
Joinville 50 x 59 Franca
Limeira 77 x 87 Uberlândia
Paulistano 92 x 78 Minas
Flamengo 102 x 88 Brasília






fonte: globoesporte.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário