A pernambucana Yane Marques garantiu um lugar no pódio para o Brasil ao conquistar, no último sábado (23/2), o bronze durante a etapa de abertura da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. A competição, que abriu o calendário internacional da modalidade e o ciclo olímpico para os Jogos Rio 2016, foi disputada em Palm Springs, no estado norte-americano da Califórnia.
Durante a final, 36 pentatletas, de 17 países, estiveram em busca das primeiras colocações. A pernambucana Priscila Oliveira também representou o Brasil na decisão, mas encerrou a disputa em 28º, ao somar 4.999 pontos.
Yane garantiu o terceiro lugar depois de disputar as cinco provas da modalidade (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida) e somar 5.368 pontos. A atleta, única medalhista olímpica da modalidade na América Latina, ficou apenas 20 pontos atrás da segunda colocada, a chinesa Xiaonan Zhang (5.388). O ouro foi conquistado pela ucraniana Victoria Tereshuk (5.400).
Ao longo de decisão, a pernambucana se manteve nas primeiras posições, chegando à última prova, na segunda colocação.
Na esgrima, a segunda colocada do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) teve o quarto melhor desempenho, ao vencer 23 duelos e somar 952 pontos.
Na natação, Yane percorreu os 200m, estilo livre, em 2min16s28, fazendo o oitavo melhor tempo e garantindo mais 1.168 pontos.
A pernambucana ficou com 19º lugar no hipismo, derrubando apenas um obstáculo e conquistando outros 1.144. Já no evento combinado, Yane fez a 14ª marca, correndo as quatro séries de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro em 12min54s47 (2.104).
fonte: jc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário