Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Basquete - Liga Feminina


A partir deste sábado, às 12h, quando a bola subir para Sport Recife e Americana, no ginásio da Ilha do Retiro, começa a terceira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). Serão sete times disputando uma competição que tem como espelho a sua versão masculina - o NBB.

O número de equipes caiu de nove para sete - além da atual campeã Americana e Sport Recife, Maranhão Basquete, Ourinhos, Santo André, São José e Garulhos. Mas o nível técnico aumentou. As onze jogadoras que disputaram a Olimpíada de Londres estarão em quadra, como Érika, uma das três melhores pivôs do mundo, e a jovem Clarissa. A que também deveria ir, não tivesse sido cortada, também está de volta: Iziane. Aos 39 anos, Alessandra vai emprestar a sua experiência para o Sport Recife. Estrageiras, como Plutin, Alex Montgomery e Roneeka Hodges, estão espalhadas pelas equipes. O futuro do basquete brasileiro também estará em quadra, com Ramona, Sassá e Izabella Sangalli.  
americana x ourinhos basquete feminino (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Time de Americana comemora o título da LBF passada (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
No comando das equipes, treinadores renomados, como Luiz Zanon, de Americana, Edson Ferreto, de Ourinhos, e Alexandre Cato, de Guarulhos. Além da longeva Laís Elena, campeã da primeira LBF, em 2010/2011.
Na fase inicial, as sete equipes jogam entre si, em turno único. O primeiro colocado garante vaga direto na semifinal, enquanto que os demais – do segundo ao sétimo – disputam as quartas-de-final. Os vencedores das quartas, mais o líder da primeira fase, disputam a semifinal. Em seguida, os dois vencedores disputam o título. Todas as fases do playoff serão decidas em melhor-de-três partidas. Confira o raio-x das equipes.


Americana
Destaque: Clarissa
Jogadoras de seleção: Karla, Clarissa e Tássia
Estrangeiras: Sandora Invin e Roneeka Hodges (EUA)
Treinador: Luiz Zanon
Campanha na LBF 2012/2013: campeã
clarissa catanduva basquete (Foto: Divulgação/LBF/MF2)Clarissa: MVP da liga passada vai tentar manter o
título em Americana (Foto: Divulgação/LBF/MF2)
Dos últimos dez campeonatos que disputou, o atual campeão da LBF conquistou nove - dentre eles o sul-americano -, todos sob o comando de Luiz Zanon. Manteve a base vencedora do Campeonato Paulista e contratou apenas a pivô Gil. Clarissa foi eleita melhor jogadora da última LBF. E Izabella Sangalli é uma das promessas a serem observadas.



Maranhão Basquete

Destaque: Iziane
Jogadoras de seleção: Chuca e Damiris
Estrangeira: Plutin Tizon (Cuba)
Treinador: Betinho Lima
Campanha na LBF 2012/2013: 6º
Basquete Iziane Maranhão x Catanduva (Foto: Biaman Prado / Divulgação )Cestinha da edição passada, Iziane terá um time
melhor este ano (Foto:Biaman Prado/Divulgação)
O time formado às pressas na LBF passada foi bastante reforçado. Cestinha da competição no ano passado, Iziane não precisou atuar tanto nos bastidores para contar com as veteranas Kelly e Chuca, além de uma das melhores jogadoras da nova geração, Damiris. Medalha de bronze na Olimpíada de Sydney 2000, o técnico Antonio Carlos Barbosa chegou ao clube para trabalhar como manager.


Sport Recife

Destaque: Érika
Jogadoras de seleção: Érika, Adrianinha e Franciele
Estrangeiras: Skylar Collins e Alex Montgomery (EUA)
Treinador: Roberto Dornellas
Campanha na LBF 2012/2013: estreante
Sport Recife e Americana abre a Liga de Basquete Feminino (Foto: Divulgação)Érika é um dos pontos fortes do Sport, que também
contará com a força da torcida (Foto: Divulgação)
Só de pivôs, o Leão conta com Érika, uma das três melhores do mundo na posição, e com a veterana Alessandra, de 39 anos. A armadora é Adrianinha, medalha de bronze nos Jogos de Sydney 2000. O time vem se preparando desde setembro quando disputou amistosos em São Paulo e em Pernambuco, onde enfrentou apenas times masculinos. A expectativa é de ginásio da Ilha do Retiro lotado nos jogos do Rubro-Negro em casa.




São José

Destaque: Cris
Jogadoras de seleção: Nádia
Estrangeiras: Ariadna (Cuba)
Treinador: Carlos Lima
Campanha na LBF 2012/2013: 5º
Cris, armadora do Guarulhos (Foto: Divulgação)Cris, armadora do Guarulhos, está de volta ao Brasil
após seis temporadas na Espanha (Foto:Divulgação)
Após disputar apenas torneios de base, o São José estreou em competições adultas no ano passado, quando ficou em terceiro lugar no Campeonato Paulista. A armadora Cris é o destaque do time, após seis temporadas na Espanha. Flávia e Geiza também estavam no basquete europeu. Outra jogadora a ser observada é Patrícia, revelação da temporada passada.





Ourinhos

Destaque: Sílvia
Jogadoras de seleção: Joice e Sílvia
Treinador: Edson Ferreto
Campanha na LBF 2012/2013: vice-campeã
Silvia no treino da seleção feminina de basquete (Foto: Wander Roberto / CBB)Silvia é uma das remanescentes do time derrotado
na final por Americana (Foto:Wander Roberto/CBB)
Após perder Antonio Carlos Barbosa e quatro titulares para o Maranhão – Damires, Chuca, Bethânia e Putin –  Ourinhos não conta em chegar novamente na final. O experiente Ferreto, dono de títulos nacionais e continentais, assumiu tendo que refazer o time em torno das remanescentes Joice e Sílvia, reforçadas de Fernanda Bibiano e Karina Jacob. 


Santo André

Destaque: Êga
Treinadora: Laís Elena
Campanha na LBF 2012/2013: 4º colocado
Santo André liga de basquete feminino final Ega (Foto: Divulgação)Êga é a referência do time campeão da primeira
edição da LBF (Foto: Divulgação)
A LBF pode ser a última competição de Laís Elena, há quatro décadas no clube como jogadora e treinadora, e campeã da primeira edição da competição, em 2010/2011. Com as saídas de Ariadna e Nádia, Êga tornou-se a referência do time, e terá como coajuvantes Jaqueline e Micaela, e a promissora Sassá.







Guarulhos

Destaques: Joice e Ramona
Estrangeiras: Yulli (Cuba) e Maria Victoria (Uruguai)
Treinador: Alexandre Cato
Campanha na LBF 2012/2013: estreante
Isabela Ramona, Colégio Divino Salvador (SP), basquete Olimpíadas Escolares em Curitiba (PR) (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Ramona é uma das promessas do basquete 
brasileiro (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)
É o time da promissora Isabela Ramona, 18 anos, que chamou a atenção na primeira edição da LBF com a camisa da Mangueira, e vem se destacando nas seleções brasileiras de base. Cato, campeão nacional em 2002/2003 com o São Paulo/Guaru, tem nas mãos um grupo novo – média de 23 anos.




fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário