Total de visualizações de página

domingo, 12 de maio de 2013

Fórmula 1 - GP da Espanha


Os espanhóis lotaram as arquibancadas do Circuito da Catalunha esperançosos por um show do ídolo nacional Fernando Alonso. Expectativa correspondida com uma exibição de gala do piloto da Ferrari
O bicampeão mundial largou em quinto, não tomou conhecimento dos rivais e faturou o GP da Espanha, válido pela quinta etapa da temporada 2013,confirmando o discurso confiante do dia anterior
Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus), Lewis Hamilton(Mercedes) e Nico Rosberg (Mercedes) nas primeira voltas, ganhou a posição de Sebastian Vettel (RBR) nos boxes e, na metade da prova, superou novamente o finlandês da Lotus, que apostava em uma estratégia de três pit stops contra quatro dos demais pilotos (assista aos melhores momentos da corrida no vídeo acima).
Extasiado com a terceira vitória em casa (Barcelona 2006 e Valência 2012), o espanhol quebrou protocolo e saudou o público dando uma volta segurando a bandeira do país, o que não é mais permitido pelas regras. Entretanto, a direção de prova decidiu não estragar a festa e não advertiu o piloto, por haver precedentes em situações similares. A festa, porém, quase acabou antes mesmo de começar. A Ferrari revelou que Alonso teve um pequeno furo de pneu na 49ª das 66 voltas. Entretanto a equipe adiantou a parada nos boxes do piloto, minimizando o problema.

E o show em Barcelona não ficou só por conta do piloto da casa. Felipe Massa também brilhou. Depois de ter que largar em nono devido a uma punição no treino classificatório, o brasileiro fez uma bela corrida de recuperação, com diversas ultrapassagens em momentos importantes, e cruzou a linha de chegada em terceiro, subindo no pódio pela primeira vez na temporada. Feliz com a exibição, o piloto comemorou o resultado com a esposa Raffa Massa e o filho Felipinho na saída da pista. Raikkonen, em segundo, completou o pódio.
Fernando Alonso recebe a bandeirada do GP da Espanha em primeiro, para delírio da torcida que lotou as arquibancadas do Circuito da Catalunha (Foto: Getty Images)Alonso recebe a bandeirada do GP da Espanha em primeiro, para delírio da torcida que lotou as arquibancadas do Circuito da Catalunha (Foto: Getty Images)
Constante e frio, Raikkonen aproveitou muito bem o menor consumo de pneus do carro da Lotus e fez uma parada a menos nos boxes que os adversários. O “Homem de Gelo” apresenta uma regularidade impressionante desde que retornou à categoria, em 2012. É a 22ª vez seguida que termina na zona de pontuação, aproximando-se do recorde estabelecido por Michael Schumacher de 2001 a 2003. A dupla da RBR fechou o top 5, com o alemão Vettel em quarto e o australiano Mark Webber em quinto.
RESULTADO FINAL
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 66 voltas, em 1h39m16s596
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s300
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 26s00
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 38s200
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 47s900
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m08s000
7 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1m08s900
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 1m19s500
9 - Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1m21s700
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta
11 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
12 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1 volta
16 - Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
18 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) -  a 2 voltas
19 - Max Chilton (ING/Marussia) -  a 2 voltas
Não completaram a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - acidente (volta 52)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - roda solta (volta 21)
Romain Grosjean (FRA/Lotus) - quebra da suspensão (volta 8)

fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário