Não é todo dia que se pode ver a melhor do mundo em ação. E foi por isso que a torcida lotou o ginásio Alfredo Barreto, neste sábado, em Cabo Frio, para assistir de perto Alexandra Nascimento atuando pela seleção brasileira de handebol. E a atleta não decepcionou enquanto esteve em quadra, sendo a artilheira do duelo, com cinco gols. Sem grandes dificuldades, o Brasil venceu o primeiro jogo amistoso contra a Áustria por 36 a 23.
- Melhor impossível. Cabo Frio e a torcida brasileira foram maravilhosos. Além da participação das jogadoras mais novas, que foi ótima. Na verdade, foi inexplicável a festa que fizeram para nós. Estou muito feliz e satisfeita - comemorou a número 1 do mundo, que foi a mais aplaudida dentro de quadra.
Está foi a primeira partida de Alexandra no Brasil desde que ganhou o prêmio de melhor do mundo, promovido pela Federação Internacional de Handebol. A ponta direita foi a vencedora após superar outras quatro candidatas, alcançando 28% dos votos.
O primeiro de dois amistosos diante de Áustria serviu também de teste para o técnico dinamarquês Morten Soubak, que aproveitou o placar elástico para testar jovens jogadoras como Amanda Andrade, Francielle Gomes, Juliana Malta e Deborah Hannah. Após o jogo, o treinador confessou que esperava mais ataques, mas enalteceu a vitória.
- Estou satisfeito porque ganhamos. E ganhamos bem. Na verdade, esse foi um jogo de defesa contra ataque. Não tivemos tantos ataques em relação ao que foi treinado. Vamos esperar para ver como a equipe vai se comportar no próximo jogo. De qualquer forma não posso reclamar, foi uma boa vitória - disse Morten Soubak.
O jogo
A equipe da Áustria começou com fome de gol. Logo no primeiro ataque do jogo, Beate Scheffknecht abriu o marcador. No entanto, a resposta brasileira foi imediata e precisa. No lance seguinte, Ana Paula e Alexandra marcaram e viraram a partida. A partir daí, foi um passeio.
A equipe verde-amarela não deixou as austríacas respirarem. Com uma atuação segura da goleira Bárbara, que busca espaço no lugar de Chana neste ciclo olímpico, as brasileiras conseguiram abrir sete gols de vantagem na primeira metade da etapa inicial do jogo. Deonise, Francielle, Fernanda e Amanda ampliaram o placar. Além de Dani Piedade, que voltou a deixar gols em seu retorno à seleção após sofrer um AVC, no ano passado. O placar do primeiro tempo terminou 18 a 11 para as donas da casa.
O Brasil voltou ainda mais avassalador no segundo tempo, marcando mais dois gols e chegando ao 20º do jogo no primeiro minuto da etapa, com Jaqueline e Alexandra. O time da Áustria só chegou ao 12º gol aos três minutos, com um tiro de sete metros batido por Sonja Frey.
Enquanto isso, Alexandra continuava a honrar seu título de melhor do mundo. Segura e com dribles plásticos, ela comandava a seleção, que ampliava a vantagem com 23 gols a 16, aos oito minutos na etapa final. A goleira Jessica Oliveira, que entrou no lugar de Bárbara, também mostrou segurança.
Além de marcar gols, Alê mostrava raça na hora de puxar ataques. Aos 14 minutos, ela recuperou uma boa bola na defesa, passou pela marcação e deixou a ponta esquerda Samira livre para marcar o 25º gol brasileiro, contra 17 da Áustria.
A tônica foi a mesma até o fim do confronto. Nos 10 minutos finais, o treinador do Brasil optou por tirar Alexandra e algumas das atletas mais experientes de quadra e dar uma chance para as novatas. Mas isso não diminuiu o ritmo da equipe, que chegou a 31 gols a 10 minutos do fim. Enquanto as austríacas, sentindo o cansaço da longa viagem para o Brasil, somavam 19 gols.
A partida terminou 36 a 23 para a seleção brasileira, que agora segue para Vitória, onde enfrenta novamente a Áustria, nesta terça-feira, às 19h30m (de Brasília). Os dois jogos amistosos da seleção vão servir de preparação para o Campeonato Pan-Americano, disputado em junho, na República Dominicana. O torneio é classificatório para o Mundial da Sérvia, em dezembro.
A seleção brasileira de handebol disputou os Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. A equipe do técnico dinamarquês Morten Soubak foi eliminada nas quartas de final, pela Noruega, que terminou como campeã.
fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário