Total de visualizações de página

sábado, 20 de abril de 2013

Basquete - Balanço Temporada 2012/2013


A temporada regular da NBA terminou e, neste sábado, começam os playoffs da competição. Agora, 16 equipes continuam na briga pelo título da temporada 2012/2013. Os confrontos serão disputados em séries melhor de sete jogos, e os times com melhores campanhas têm vantagem no mando de quadra (confira datas e resultados). Mas vale recordar os destaques da primeira fase, como recordes batidos pelo Miami Heat, por Stephen Curry e por Kobe Bryant, que foi operado por conta de uma lesão no tendão de Aquiles e está fora em um momento decisivo, além de estatísticas de times e atletas por partida, e uma avaliação do desempenho dos brasileiros na liga americana. E, por conta disso, o GLOBOESPORTE.COMpreparou um especial.
info estatísticas NBA Jogadores 2 (Foto: arte esporte)
Confira recordes, desempenhos dos brasileiros na fase regular e números dos times:
Headers-NBA_miami (Foto: arte esporte)
Além de se garantir nos playoffs na primeira colocação geral da Conferência Leste, tendo vencido 66 jogos e perdido apenas 16, o Miami Heat conseguiu uma incrível sequência de 27 vitórias, a segunda maior da história da NBA. O time de LeBron James só perde para os Los Angeles Lakers, com 33 triunfos consecutivos na temporada 1971/1972. Em 2007/2008, o Houston Rockets atingiu a marca de 22, sendo a terceira franquia no ranking das maiores sequências. O time de Miami passou os Rockets ao vencer o Boston Celtics por 105 a 103.
Headers-NBA_kobe (Foto: arte esporte)
Kobe Bryant; Los Angeles Lakers - AP (Foto: AP)Kobe Bryant brilhou na fase regular (Foto: AP)
A noite de 31 de março foi especial para um grande nome do basquete americano. Na vitória sobre o Sacramento Kings por 103 a 98, o astro Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, marcou 19 pontos e chegou à marca de 31.434 pontos, ultrapassando o lendário Wilt Chamberlain, que fez 31.419. Com isso, tornou-se o quarto maior pontuador da história da NBA. A liderança segue com Kareem Abdul-Jabbar, com 38.387 pontos. Karl Malone é o segundo, tendo feito 36.928. Michael Jordan chegou a 32.292 pontos e é o terceiro colocado. Ao término da primeira fase, Kobe Bryant havia aumentado a marca para 31.617 pontos.
O ala-armador é um desfalque dos Lakers no momento decisivo da competição. Em um jogocontra o Golden State Warriors, no dia 13 de abril, ele decidiu entrar em quadra no sacrifício, por conta de um problema na perna, e acabou rompendo o tendão de Aquiles. Ele foi operado e a recuperação deve demorar de seis a nove meses.
Headers-NBA_stephen (Foto: arte esporte)
O armador Stephen Curry, do Golden State Warriors, tornou-se o jogador que mais converteu cestas de três em uma temporada regular da NBA. A marca anterior pertencia a Ray Allen, com 269 em 2005/2006, mas o atleta de 25 anos da equipe de Oakland chegou aos 272 lançamentos convertidos. O feito foi alcançado na vitória sobre o Portland Trail Blazers por 99 a 88, apenas na última rodada da temporada.
Headers-NBA_tiago (Foto: arte esporte)
tiago splitter san antonio spurs e sergio ibaka oklahoma city thunder (Foto: Agência Reuters)Tiago Splitter: melhor brasileiro (Foto: Reuters)
O brasileiro Tiago Splitter fez uma boa temporada pelo San Antonio Spurs e se firmou no time e na NBA. Com médias de 10,3 pontos, 6,4 rebotes e 1,6 assistências, ele foi importante e entrou como titular em grande parte dos jogos. Por conta disso, ele teve o melhor desempenho entre os atletas do Brasil na liga americana e vai disputar a fase de playoffs da competição.
No dia 13 de abril, por exemplo, ele ajudou os Spurs a voltarem a vencer na NBA, após uma derrota para os Nuggets. O ala-pivô brasileiro marcou 12 pontos e pegou o mesmo número de rebotes, conseguindo um duplo-duplo, na vitória por 108 a 101 contra o Sacramento Kings.
Headers-NBA_Varejao (Foto: arte esporte)
anderson varejao Cleveland Cavaliers (Foto: Getty Images)Varejão teve uma 'maré de azar'
(Foto: Getty Images)
O brasileiro Anderson Varejão teve um início arrasador na fase regular da NBA. Titular em 25 jogos, era o líder em rebotes do campeonato (média de 14,4) e tinha boas chances de convocação para o All-Star Game 2013 até que, no dia 18 de dezembro, sofreu uma lesão na partida contra o Toronto Raptors, encerrando brevemente sua melhor temporada em nove anos na liga americana. O ala-pivô do Cleveland Cavaliers foi submetido a uma cirurgia no quadríceps no dia 10 de janeiro. Contudo, ele voltou para o hospital poucos dias depois. Após passar por exames de rotina na Cleveland Clinic, o jogador foi diagnosticado com um coágulo na parte inferior do pulmão direito, configurando um quadro de embolia pulmonar. Ele só retorna na próxima temporada.
O brasileiro Leandrinho foi outro que sofreu com as lesões na temporada da NBA exatamente quando começava a ter mais oportunidades. Na derrota por 94 a 91 para o Charlotte Bobcats, o atleta sofreu uma ruptura no ligamento do joelho esquerdo. Sem a possibilidade de voltar na temporada, foi negociado pelo Boston Celtics para o Washington Wizards, do seu compatriota Nenê.
O conterrâneo, inclusive, disputou sua 11ª primeira temporada na NBA, a segunda pelo Washington Wizards. Antes disso, Nenê havia defendido o Denver Nuggets, equipe pelo qual teve bom desempenho. No time da capital americana, o pivô foi titular em apenas 49 dos 82 jogos. Em determinados momentos, foi peça importante no esquema tático, mas as dores e lesões atrapalharam. Nenê vai fazer um tratamento específico para o joelho, de olho na próxima temporada, já que os Wizards não seguiram para os playoffs. Sua média de pontos foi de 12,6 por jogo. Além disso, ele conseguiu 2,6 assistências e 6,7 rebotes por confronto, números abaixo da última temporada. Um dos pontos altos de seu ano foi a visita à Casa Branca na Páscoa, quando conheceu o presidente americano Barack Obama.



fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário