Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ciclismo - Tour do Rio

A liderança geral alcançada na véspera deixou o favorito Óscar Sevilla a exatos 180,4 quilômetros do título da quarta edição do Tour do Rio. Na manhã deste domingo, o espanhol naturalizado colombiano fechou as cinco etapas da competição com o tempo de 18h57m07 e selou a conquista do principal evento de ciclismo do Brasil. Aos 36 anos, o vice-campeão da Volta da Espanha e melhor jovem da Volta da França, em 2001, sendo top 10 nas duas em diversas oportunidades, comandou também o triunfo da EPM-Une, especialista nas montanhas, na disputa por equipes, após conquistar três etapas. OFM Quinta da Lixa, de Portugal, foi a segunda colocada, seguida por São José dos Campos, do interior paulista.
Oscar Sevilla 5° etapa tour do rio (Foto: Marcelo Régua / MPIX / Fotocom)Sevilla levanta taça de líder geral do Tour. Veloso fica em  2º e Edwar é 3º (Foto: Marcelo Régua/MPIX/Fotocom)



O pódio da etapa, no entanto, foi 100% brasileiro. O percurso entre Rio das Ostras e Rio de Janeiro foi vencido por Gregolry Panizo em 3h42m53s, campeão pan-americano e representante verde-amarelo no ciclismo de estrada nos Jogos de Londres, que defende São José dos Campos, antiga Pindamonhangaba. Cristian Egídio e Murilo Ferraz, ambos  de Cascavel (PR), chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Quarteto abre 7m de fuga na 5ª etapa
Apesar de ser disputada em terreno plano, a quinta etapa foi bastante dura para os competidores. Logo no início, após 10km, Flávio Santos, Gregolry Panizo, Murilo Ferraz e Cristian Egídio abriram uma fuga, e a distância para o pelotão chegou a sete minutos. Os demais ciclistas imprimiram um ritmo forte, mas recuperar a diferença parecia uma missão impossível.
Colombianos, portugueses, argentinos, brasileiros, franceses e africanos passaram a trabalhar juntos, se revezando para furar a resistência do vento e nos últimos quilômetros do percurso foram diminuindo a desvantagem para os escapados. Na altura da Ponte Rio-Niterói, o pelotão estava a 1m35s dos primeiros colocados, mas, ainda assim, não se recuperaram a tempo de brigar pela vitória no sprint final.
Gregorio Panizo 5° Etapa Tour do Rio (Foto: Marcelo Régua / MPIX / Fotocom)Após se sentir mal, Panizo reúne forças para vencer no sprint final (Foto: Marcelo Régua / MPIX / Fotocom)
Após se sentir mal e correr por 15km no sacrifício, se aproveitando do vácuo de Cristian e Murilo, que se esforçavam para furar a resistência do vento, Panizo guardou energia para arrancar com velocidade, cruzando a linha de chegada na frente dos adversários de Cascavel, no charmoso jardim imperial da Quinta da Boa Vista.
- Nós tínhamos feito um acordo: a gente levaria o Gregolry até o fim e venceria a etapa, mas não dá para confiar. Eu e o Cristian fomos nos revezando porque ele estava mal. Encaramos o vento e acabamos perdendo a força no sprint final - disse Murilo, inconformado.
Tour do Rio 5° etapa Rio das Ostras e Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / Site oficial)Gregolry aproveita o vácuo dos ciclistas Cristian e 
Murilo no final (Foto:Reprodução/Site oficial)
Cristian colocou panos quentes na situação que gerou um visível desconforto por parte dos atletas de Cascavel.
- Creio que houve um mal entendido, prefiro deixar no ar. Somos amigos, treinamos juntos e já passou. Não vou dizer que ele está errado. Esta é uma competição e ele não fez nada ilícito, só queria vencer a etapa. Fiquei chateado com a situação, não com ele. Nós trabalhamos mais e acabamos perdendo, mas outras oportunidades virão - analisou o vice-campeão da quinta e última etapa.
Apesar do desgaste físico que não o permitiu manter o pique até o fim, Flávio ficou com a camisa verde, que indica o líder geral por pontos. Promessa da nova geração do ciclismo brasileiro, João Pereira Gaspar, mais conhecido como Canibal, manteve as camisas branca (líder da categoria sub-23) e a de bolinhas vermelhas (líder geral de montanha).
Gregorio Panizo 5° Etapa Tour do Rio (Foto: Marcelo Régua / MPIX / Fotocom)Panizo leva vitória na última etapa, e dupla de Cascavel faz dobradinha  (Foto: Marcelo Régua/MPIX/Fotocom)
Campeão do Tour 2012, Kleber Ramos é o melhor brasileiro
Primeiro brasileiro a liderar a classificação geral do Tour, no ano passado, Kleber Ramos, que também atua por Cascavel, foi o melhor do país na quarta edição, ocupando o quinto lugar. Dos cinco melhores na disputa individual, três eram da EPM-Une. Vice-campeão da Volta de Portugal, no início do mês, o espanhol Gustavo Veloso, da OFM, ficou em segundo, na frente dos colombianos Edwar Ortiz e Camilo Castiblanco.
- Eu queria o bi, infelizmente, não deu. Vou tentar no ano que vem. Agora, é descansar e pensar na próxima temporada. A nossa meta hoje era melhorar a classificação geral da equipe e acabamos em quarto. Temos bons passistas e estávamos confiantes. A nossa estratégia era levar a fuga com o maior número de atletas até o fim - contou Kleber.
Resultado da 5ª etapa do Tour do Rio:
Individual
1º Gregolry Panizo (São José dos Campos) – 3h42min53s
2º Cristian Egidio (Cascavel-PR) – a 6s
3º Murilo Ferraz (Cascavel-PR)  - m.t.
Equipes
1º Cascavel-PR – 11h10min04s
2º São José dos Campos – a 1min01s
3º OFM/Quinta da Lixa/Brasilinvest – Portugal – a 2min14s
Classificação após a 5ª etapa do Tour do Rio:
Individual
1º Óscar Sevilla (EPM-Une – Colômbia) – 18h57min07s
2º Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes – Portugal) – a 7s
3º Edwar Ortiz (EPM-Une – Colômbia) – a 1min38s
4º Camilo Castiblanco (EPM-Une – Colômbia) – a 2min31s
5º Kleber Ramos (Cascavel-PR) – a 2min45s
Pontos
1º Flavio Santos (São José dos Campos) - 31 pontos
2º Cristian Egidio (Cascavel-PR) – 29 pontos
3º Óscar Sevilla (EPM-Une – Colômbia) – 20 pontos
Montanha
1º João Pereira (Sorocaba-SP)
2º Kléber Ramos (Cascavel-PR)
3º Camilo Castiblanco (EPM-Une – Colômbia)
Juventude (sub-23)
1º João Pereira (Sorocaba-SP)
2º Willian Chiarello (Americana-SP)
3º Richard Carapaz (Ecuador Team – Equador)
Equipes
1º EPM-UNE (Colômbia)- 56h54min52s
2º OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes (Portugal) – a 2min30s
3º São José dos Campos – a 6min25s


fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário